Casa de revista na visão da Mel Cerchiari
- Juliana Guidolin Perrenoud
- 8 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Como havia comentado (ou prometido), convidei algumas amigas Designers para responderem aquele questionamento sobre a casa de revista.
A Melissa Cerchiari foi a mais entusiasmada e a primeira a abraçar a ideia. Abaixo, você confere o doce texto da Mel (perdoem o trocadilho):
"Recebi a incumbência, de uma amiga muito querida, de responder a uma pergunta que me deixou muito empolgada.... “Como ter uma casa de revista?”
Ouvir essa pergunta me animou e também trouxe um turbilhão de idéias, mas todas as respostas caiam em uma única palavra: Harmonia.
Tudo é possível, desde que tenha harmonia. Pode ser totalmente branco? Pode. Pode usar preto nas paredes, cortinas ou tapetes? Pode. Pode usar cores fortes nas paredes ou em objetos grandes? Pode. Desde que tudo seja pensado para que funcione, desde que todos os elementos conversem entre si, enfim, desde que tenham harmonia.
Em minha opinião, (claro que nem todos vão concordar) tudo depende de como os elementos serão usados em um ambiente/casa/espaço.
Um ambiente totalmente clean, com cores claras e neutras, formas retas e simples, bem iluminado e organizado, pode ser considerado como um “ambiente de revista”, assim como um ambiente multicolorido, com mistura de cores, estampas e texturas, ricos em informação de design e cheio de estilo (nesse caso o maior e melhor exemplo realmente seria os ambientes/projetos do Sig Bergamin), que também podem ser considerados “ambientes de revista”.





A verdade é que o próprio conceito de “ambiente de revista” é muito pessoal, único pra cada um e o melhor profissional pra traduzir esse conceito é o Designer ou Arquiteto. É esse profissional que tem o olhar apurado pra traduzir os desejos, necessidades e anseios de uma pessoa ao ambiente que ela vai ocupar, por isso, acredito que “ambiente de revista” é aquele que melhor traduz uma pessoa.
Pra mim o ambiente de revista perfeito seria um ambiente com cores pontuais, texturas (madeira, pedra, cimento, tecidos, etc..), linhas simples, não precisa ter simetria, mas deve ser bem iluminado e parecer amplo.

O ambiente de que mais gostei na Casa Cor São Paulo 2019 foi um ambiente que possui pouca cor, acredito que se fosse “feito pra mim” teria que ter alguns quadros e objetos com mais cores, mas do restante atingiu a todos os meus gostos.


Melissa Cerchiari
Obrigada, Mel, pela gentileza de responder tão prontamente minha pergunta, por ser tão organizada (gente, ela numera as fotos! Quando crescer, quero ser assim!!!!) e por contribuir com o Blog. Sempre que quiser, o espaço é seu!!
Quem quiser seguir a Mel, o IG dela é esse aqui.
Комментарии